Você gosta da companhia do seu pet enquanto come e quer dividir a sua comida ele?
Então tá bem, vou te dar algumas opções de lanches saudáveis para vocês dois!
Assim você não corre risco de dar ao seu pet algo que pode fazer mal a ele, e de quebra, você troca uma besteira por comida de verdade também!
Frutas
Sempre prefira frutas da época e da sua região, variando entre os tipos. No caso da maçã e da pêra, sirva para o seu pet com casa, já que é ali que está a fibra. A casca também compensa o açúcar da fruta. Não sirva o miolo dessas frutas com as sementes.
A preferência é para as frutas do bosque, que tem menos açúcar e são riquíssimas em antioxidantes.
O mamão também é permitido, porém cuide da quantidade pois tem efeito levemente laxativo.
Retire sempre os caroços e sementes para evitar engasgos.
Mas atenção: de jeito nenhum sirva frutas como açaí, uva ou carambola pois são tóxicas para pets!
Ovos
Ovos de galinha ou de codorna são ótimas opções para os pets. Eles podem ser servidos de qualquer forma: cozidos, mexidos, à pochet, omelete ou mesmo cru para os adeptos de dietas cruas.
O ideal é que a quantidade diária seja a seguinte:
-Porte pequeno: ¼ ovo de galinha ou um ovo de codorna;
-Porte médio: ½ ovo de galinha ou 2-3 ovos de codorna;
-Porte grande: um ovo de galinha ou quatro ovos de codorna.
Não deixe de servir também aquela membrana branquinha que reveste a casca por dentro: é riquíssima é glucosamina, um protetor articular.
Leia mais sobre os benefícios de incluir ovos na dieta do seu pet aqui.
Iogurte
O iogurte também é uma opção, mas deve ser sem açúcar ou corantes. Ele pode ser tanto caseiro ou comprado. Neste último caso, procure aqueles com apenas dois ingredientes: leite + fermento lácteo.
Quantidade diária:
-Porte pequeno: uma a duas colheres de chá;
-Porte médio: uma a duas colheres de sobremesa;
-Porte grande: duas a três colheres de sopa;
-Porte gigante: quatro e cinco colheres de sopa.
Veja nesse post como escolher iogurte no mercado.
Chips de batata doce
Essa é uma ótima opção para o lanchinho da tarde. Os chips podem ser feitos em casa, no forno ou na air fryer. E não precisa ser apenas de batata doce! Você pode variar criando chips de batata salsa, abobrinha, mandioca…o que a sua criatividade permitir.
Lembrando que esse é um petisco que deve ser servido com moderação!
Cubos de queijo branco
Neste caso, podem ser cubos de queijo minas, ricota ou cottage. Ele também pode ser utilizado como palatabilizante para cães com apetite seletivo. Esse também é um lanche que deve ser servido com moderação.
Tomate cereja
É uma ótima opção de lanche por ser pouco calórico. Além disso, ele é um aliado na hora de esconder medicamentos para os pets!
Frutas desidratadas
Por serem desidratadas, o açúcar da fruta fica mais concentrado. Por isso, a quantidade servida para o pet deve ser reduzida.
Tome o cuidado de escolher frutas sem adição de (mais) açúcar.
Mas atenção: não dê uva passa para o seu pet!
Dicas extras!
Esses são apenas petiscos e não pratos principais. Por isso, é importante que eles sejam servidos com moderação para não desequilibrar a dieta do seu pet, nem fazer com ele engorde. Além disso, eles não precisam ser servidos todos os dias, é apenas um agradinho extra.
Outra dica é experimentar algumas combinações como fruta + iogurte, tomate cereja + queijo branco + manjericão, entre outras.
Quando for dar um petisco novo pela primeira vez, dê uma quantidade pequena e observe se seu pet tolera o alimento pelos próximos dias.
Por fim, essas opções são para pets saudáveis. Para animais em dieta terapêutica, consulte um veterinário para que ele crie uma dieta específica para o seu pet.
MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki
Médica Veterinária
CRMV-PR 15.170
Comments