A caixa de transporte é muito mais que uma forma segura para transportar seu pet. Ela também serve como refúgio: um local pro seu cão ficar quietinho, na boa, no canto dele, onde ninguém vai incomodar. Um "time out". Por isso, seu cãozinho deve vê-la como sinônimo de proteção, conforto e aconchego e não como algo que causa medo ou stress.
Além disso, cães gostam de locais “apertadinhos/encafofados”, onde se sentem seguros. Assim, muito provavelmente, seu cão vai se acostumar a utilizar a caixinha como o lugar ideal para tirar uma soneca, mastigar um brinquedo ou simplesmente para ficar no seu canto.
Porém, para que isso aconteça, o seu cão precisa se “apaixonar” pela caixa. Essa é sua tarefa! A partir de agora, você terá a faca e o queijo na mão para fazer isso da forma correta, apresentando a caixa adequadamente ao seu pet.
Caso contrário, se a caixa for introduzida na vida dele de forma incorreta (associada a experiências negativas), ele pode sentir medo e não querer entrar na caixa nem por decreto ou mesmo demonstrar agressividade nessa situação
Mas, como fazê-lo amar a caixinha?
Uma forma eficiente de ensinar o cão a gostar da caixinha de transporte é deixá-la em um ambiente comum na sua casa (sala, quarto, escritório), com a porta aberta, desde o primeiro dia em que ele chega na sua casa.
"Ah Dra, mas meu cão já mora comigo há x meses/anos"
Então escolha um dia normal na sua rotina: na sua casa, sem visita, sem pet shop novo, sem nada de novidade e comece o treino!
Aos poucos, comece a oferecer comidas e petiscos perto da caixinha, em volta e até dentro dela, porém, sempre pertinho da porta. Conforme o cão for colaborando, coloque o alimento mais perto do fundo da caixa, ainda mantendo a porta aberta. Isso é importante para que o cão se acostume a ir e vir dentro da caixa.
Só pra chegar aqui, já se passaram alguns dias. A caixa precisa fazer parte da rotina do seu cão. Não queremos ter pressa, e sim estar na direção certa! Ao notar qualquer sinal de medo ou stress no seu cão, dê uns passos atrás e avance mais lentamente.
E qual o melhor momento para fechar a porta?
Muita calma nessa hora! Você só pode começar a fechar a porta depois que o cão estiver acostumado com ela aberta. E atenção: nas primeiras vezes, ela só deve ficar fechada por alguns segundos. Depois, você deve abrir novamente, isto para que seu cãozinho entenda que está tudo bem em fechar a porta, porque ela não fica assim pra sempre, depois ela abre!
Depois que seu cão entender isso, vocês podem partir para a próxima etapa: feche a porta, dê um passo pra trás, e já volte para abrir e deixe o cão sair. Da próxima vez, feche a porta, saia do cômodo e já volte pra abrir. E assim você vai progredindo bem lentamente, deixando a porta fechada por alguns minutos, enquanto faz suas atividades em casa.
Só após muito treino, você pode começar a fechá-la por períodos mais longos, até horas, sempre lembrando de observar como o animal vai reagir com a situação. Lembre sempre deixar algum brinquedo com ele para que fique entretido uma parte do tempo. Você pode até ter um brinquedo "premium" que ele adore só para essa finalidade!
"Dra meu cãozinho fica latindo se coloco na caixa. E agora?"
Nem deixe ele criar esse hábito: NUNCA abra a porta quando seu cão estiver latindo! Porque senão ele aprende que é assim que funciona: ele late, você abre.
Se ele latir, espere ele se acalmar, por pelo menos 30 segundos sem latir, aí sim você abre!
Se ele chegou a latir, provavelmente você perdeu o timing e deixou ele lá por muito tempo. Regrida, deixando ele menos tempo na caixa e avance mais lentamente.
Mesmo que seu pet se habitue bem a caixa, evite deixá-lo por muitas horas, pois ele pode sentir necessidade de defecar e urinar e vai segurar ao máximo pra não fazer num local tão pequeno.
Por fim, uma dica muito importante: jamais empurre um cão para dentro da caixa ou o puxe para dentro dela, já que é dessa forma que eles podem começar a ter traumas com o objeto.
Para quem quiser aprender mais:
- Vídeo (em inglês) da @drkarenbecker sobre “Crate Training”
- Artigo (em inglês) da @drkarenbecker sobre “Crate Training”
MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki
Médica Veterinária
CRMV-PR 15.170
Comentarios