Uma dúvida que muitos tutores têm é se a abóbora pode ser incluída na dieta dos cães. E a resposta para essa pergunta é sim!
A abóbora é um vegetal nutritivo, saudável e traz inúmeros benefícios para o seu animalzinho. Qualquer tipo de abóbora vale: cabotia, menina, moranga, pescoço… teste várias e veja qual o seu pet aceita melhor!
Por ser uma ótima fonte de fibra solúvel ela ajuda a manter a flora intestinal equilibrada. A fibra de abóbora, atua como um prebiótico, que é o alimento das bactérias boas, fazendo com que elas se multipliquem e impeçam o crescimento excessivo de bactérias ruins no intestino. Ela ajuda a regular o trânsito intestinal, aliviando tanto casos de diarreia como também de constipação.
Já o óleo da semente do vegetal, é rico em vitamina E, que alivia o estresse oxidativo e diminui o risco de lesão hepática nos animais, segundo um estudo de 2020 publicado na African Health Sciences.
Além disso, a abóbora é rica em carotenóides como o beta-caroteno e luteína, que possuem atividade antioxidante e favorece o funcionamento das mitocôndrias, organelas responsáveis por produzir energia para as células.
Outras partes da planta de abóbora também tem propriedades que ajudam na saúde do animal, como antidiabéticas, antibacterianas, antioxidantes e anticancerígenas.
Por fim, ela também é rica em vitamina C, nutriente essencial para fortalecer o sistema imunológico do cachorro e combater uma série de doenças.
Como a abóbora deve ser servida?
A recomendação é de que a abóbora sempre seja servida cozida, mesmo para pacientes que fazem dietas cruas. Isto porque, in natura, ela costuma ser um pouco indigesta.
O ideal é cozinhar somente no vapor, método que preserva mais os nutrientes, ou então assar.
Picar a abóbora crua não é muito fácil!
Uma opção prática é comprar a abóbora já picada em feiras e alguns mercados.
Caso prefira comprar inteira, para te ajudar no preparo, você pode colocá-la no forno ou, então, cortar pedaços grandes e despejar em uma panela com água, para que ela amoleça e você consiga cortá-la em pedacinhos com mais facilidade. ela fica tão macia que dá até pra raspar com a colher!
Além disso, se o seu pet é saudável, não se preocupe em retirar a casca, já que depois de cozida ela fica fininha e não atrapalha na digestão do animal! Se o seu pet apresenta dificuldade de digestão e retardo no esvaziamento gástrico, é melhor servir a abóbora descascada.
Qual a quantidade ideal?
É muito importante que você cuide da quantidade de abóbora que será servida ao seu pet. Se colocar abóbora em excesso na comida, ele pode ter alterações nas fezes. Por isso, sugiro colocar, no máximo, um terço da porção diária de vegetais que seu pet come.
Na verdade, essa dica vale para todos os vegetais: é sempre fazer grupos de três, assim você não corre o risco de nenhum deles ficar com uma quantidade muito alta, podendo gerar gases e desconforto.
Outros cuidados
Pets com dermatites alérgicas podem ser sensíveis a alimentos pigmentados, como é o caso da abóbora e também cenoura. Como cada caso é um caso, converse com o veterinário que cuida da dieta do seu pet para considerar se esse alimento deve entrar ou não para a dieta dele.
Para finalizar, uma receita caseira de biscoitos de abóbora!
Além de ser um ótimo ingrediente pra incluir na dieta do seu pet por todos esses motivos já mencionados, ela também pode virar um petisco: cookies de abóbora! Para aprender a preparar essa receita pro seu pet (e por quê não pra você também? Veja a receita aqui!
Referências:
BECKER, Dr. Karen Shaw. Can Pets Eat Pumpkin? Disponível em: https://petfoodfacts.mercola.com/fruits/pumpkin.html. Acesso em: 22 fev. 2022.
ROUAG, Meriem; BERROUAGUE, Salma; DJABER, Nesrine; KHALDI, Taha; BOUMENDJEL, Mahieddine; TAIBI, Faiza; ABDENNOUR, Cherif; BOUMENDJEL, Amel; MESSARAH, Mahfoud. Pumpkin seed oil alleviates oxidative stress and liver damage induced by sodium nitrate in adult rats: biochemical and histological approach. African Health Sciences, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 413-425, 20 abr. 2020. African Journals Online (AJOL).
MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki
Médica Veterinária
CRMV-PR 15.170
Comments