top of page
  • Foto do escritorMV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

7 Cuidados com seu Cão no Verão



Verão chegando e com ele muitos tutores desesperados me ligam porque seus pets não querem comer como de costume! O que fazer nessa situação?


Por isso eu, sendo veterinária separei pra vocês várias dicas de como lidar com essa falta de apetite sazonal e outros cuidados gerais em relação a essa estação!



1. Evite queimaduras


Procure passear apenas nas horas mais frescas do dia: asfalto quente pode causar queimadura dos coxins (“almofadinhas” das patas

2. Evite hipertermia


Passear quando está fresco também evita outra situação: hipertermia.

Cães não conseguem suar para se refrescar, fazem essa troca de calor através da respiração, arfando. Imagine qual capacidade que um bulldog, um pug ou outro cão de focinho achatado tem de fazer essa troca - quase nenhuma! Logo são os mais propensos a desenvolver esse quadro emergencial.

3. Refresque


Providencie para o seu pet: água fresca, ar-condicionado ou ventilador, sombra e piso sem tapetes.

4. Respeite o apetite do seu pet


Se reduzir, não se preocupe:

É completamente normal!

A digestão é um processo fisiológico que gera calor. Para absorver os nutrientes, é necessária uma circulação maior de sangue nas vísceras.


Porém em dias quentes, o corpo faz justamente o contrário: direciona o sangue para a superfície do corpo, para tentar trocar calor o ambiente.

Instintivamente, vários cães não tem vontade de se alimentar se estiverem sentindo calor.


Portanto, não force seu pet a se alimentar se não quiser, pois ele pode ter episódios de indigestão, mal estar e náusea, por exemplo.

Procure servir o alimento a temperatura ambiente (sem aquecer) e nas horas mais frescas do dia, por exemplo: 7h e 19h ou 17h e 23h… conforme seu pet se adaptar melhor.

5. Petiscos refrescantes


Inclua alimentos com propriedades refrescantes no dia a dia, por exemplo:

melancia (principalmente a parte branca), melão, gotas de limão, pepino, abacaxi, abobrinha, peixes brancos, hortelã, água de coco natural diluída.

Veja também essas receita de sorvete para pet que publiquei aqui no blog!





6. Cubos de gelo

Sirva cubos de gelo: pode incrementar com água de coco, iogurte diluído, pedaços de frutas ou chá de hortelã


7. Monitore

E claro, se notar que a inapetência persiste ou vem acompanhada por mal-estar, dificuldade respiratória, prostração excessiva, não hesite em levar seu peludo para seu veterinário de confiança!



Um ótimo fim de ano!

Curta bastante o verão com o seu pet!




MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Médica Veterinária

CRMV-PR 15.170

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page